Dicas de publicidade com QR Code

Você sabia que os QR Codes podem ajudar na sua campanha de marketing? É possível através dos QR Codes criar publicidades atraentes e que chamam a atenção (e curiosidade) das pessoas. Vejas as 5 dicas que separamos para você.

Marketing Pessoal

Queremos sempre nos destacar no mercado de trabalho e podemos tomar vantagem dos QR Codes para beneficiar nossa imagem profissional.

1. Cartão de visitas

Você tem cartão de visitas? Se a sua resposta for sim, eu mesmo não sendo nenhum médium posso adivinha com toda certeza que nele você possui informações impressas como seu telefone, e-mail e site.

Utilize os QR Codes na impressão de seu cartão para facilitar a maneira na qual as pessoas entram em contato com você!
É possível criar um QR Code para ligação, outro para envio de e-mails e outro QR Code para abrir seu site no dispositivo do seu cliente de forma muito simples. Pense a respeito.

2. Currículo

Assim como o item anterior, seu currículo possui muitos dados sobre você como telefone, e-mail e site.
Com os QR Codes você pode simplesmente colocar a imagem do código impresso do lado de cada informação, dessa maneira fica fácil de conectar o avaliador do currículo com você.
Pensando nisso, há a possibilidade de também incluir links para redes sociais, principalmente aquelas que possam agregar em seu currículo como LinkedIn e o GitHub, algo que antes seria inconveniente ser escrito no papel se torna inteligente scaneado em um QR Code.

Propagandas

Vincular os QR Codes aos seus produtos ou sua forma de fazer propaganda dos seu negócio pode influenciar positivamente na tomada de decisão dos seus atuais ou potenciais clientes.

3. Engajamento

Outra forma inteligente de se utilizar os QR Codes é colocá-los impressos em cartazes e panfletos de propaganda.
Você pode direcionar a pessoa que escanear seu QR Code para o site principal da sua empresa ou então para um link de uma promoção específica.
Esse tipo de estratégia pode ser decisivo na tomada de decisões de um cliente que pensa em consumir um produto seu.

4. Seus produtos

Você pode incluir QR Codes nas embalagens dos seus produtos. Isso serve também para correspondências ou outros tipos de serviços.
Em uma escola de cursos profissionalizantes, onde uma amiga minha fazia um curso, ao realizar o pagamento mensal das parcelas, junto ao recibo havia um QR Code. Este QR Code enviava o aluno para o site de notícias da escola. O que isso causava? Bem, ao acessar o portal de notícias da escola e ver os eventos que aconteciam por ali, os alunos sentiam-se bem em realizar o pagamento por saber que além curso, eles estão estudando em uma escola que está constantemente criando e inovando em eventos educacionais, além de estarem atualizando seu portal de notícia e não deixar a escola com um ar de “parado no tempo”.
Essa sensação de bem-estar é uma das certezas de que no próximo mês aquele aluno voltará para continuar realizando seus pagamentos.

5. Curiosidade surpresa

Deparei-me uma vez, andando na rua, com um cartaz pregado em um poste onde nele havia apenas uma coisa: um QR Code. Não havia nenhum tipo de informação como textos ou imagens, nada a não ser um QR Code. Não havia sequer algo do tipo “Escaneie-me”.
Como mero mortal, e curioso por natureza, saquei meu celular, abri a câmera e o escaneei. O que apareceu? O site da mercearia ao lado com os seus produtos em promoção!
Acredite se quiser, eu atravessei a rua e comprei três latas de cerveja que estavam super baratas.

QR Code poste

Bônus

Em 2019 eu tive uma ideia para divulgar este meu site do oQR Code na Brasil Game Show, a maior feira de eventos de jogos da América Latina. Para isso, eu fiz duas camisetas brancas com um QR Code impresso nelas, uma para eu usar e outra para meu amigo que me acompanhava. A intenção era que através da curiosidade (como na dica 5) as pessoas escaneassem minha camiseta e conhecessem o site. Resultado: deu tudo errado.
Neste momento talvez você esteja furioso comigo por lhe passar uma dica que não funciona. A dica é sensacional, o problema foi a minha execução. Eu não havia reparado, mas no dia que comprei as camisetas os QR Codes haviam sido impressos ao contrário.
Os QR Codes podem ser lidos de todos os lados, eu falo mais sobre isso aqui no blog no artigo Como os QR Codes funcionam?, no entanto, um QR Code ao contrário é mais difícil de ser lido pela câmera de um celular. Juntando a dificuldade de leitura do QR Code inverso com o pano da camiseta que de acordo com a movimentação do corpo cria várias dobras, os códigos se tornaram impossíveis de serem lidos, e o plano foi um fracasso!
Fica aqui meu relato de como não usar os QR Codes.

Como criar um QR Code?

Este artigo está disponível no blog do site oqrcode.com, que é um site especializado em criar QR Codes de forma gratuita e simples.
Para criar seu QR Code basta acessar a página inicial, escolher o tipo de QR Code que deseja criar e também o endereço desse QR Code, e pronto! Faça um teste.

QR Code etiquetas

Como NÃO USAR os QR Codes

Embora os QR Codes tornem possível uma integração tecnológica com o mundo real, é necessário alguns cuidados ao vincularmos eles com coisas que não fazem…
Ler Artigo