Como os QR Codes funcionam?

Você já se perguntou como o seu celular consegue escanear aquele monte de quadradinhos e extrair algum tipo de informação daquilo? Neste artigo o site oQR Code que é especialista em produção de QR Codes gratuitos explica pra você.

Códigos 2D e 1D

Existem diferentes dimensões de códigos, que chamamos de 1D e 2D. Você sabe a diferença?
Os códigos 1D são os que possuem só uma dimensão de leitura, que é a leitura vertical, conhecidos também como código de barras.
Os códigos de barras são lidos da esquerda pra direita, e cada barrinha representa algum tipo de caractere através dos intervalos entre os riscos positivos (os pretos) e os negativos (os brancos, ou então, o que não é preto).

Já os QR Codes são códigos 2D. Isso significa que eles podem ser lidos tanto na vertical quanto na horizontal, por isso é dado o nome de duas dimensões. Isso possibilita que os QR Codes armazenem muito mais informações do que os códigos de barras. Para uma noção comparativa, um único QR Code pode armazenar 354 códigos de barras!

Padrões

Embora os QR Codes pareçam um monte de pixels pretos embaralhados em um quadrado, eles possuem alguns padrões para todos os códigos criados. Alguns padrões são mais visíveis a olho nu do que outros, vejamos dois aqui.

O primeiro que você já deve ter reparado (e se não reparou ainda, vai começar a reparar agora), é que todos os QR Codes possuem três quadrados em suas extremidades, exceto no canto inferior direito. Esses quadrados servem para indicar qual é o “lado correto” para a leitura do QR Code. Isso significa que mesmo que você vire um QR Code de cabeça para baixo, através desses três quadrados de referência é possível saber qual é o lado certo para se começar a ler.

O segundo, porém não tão perceptível, assim são os quadrados de alinhamento. De acordo com o número de informações que precisam ser salvas em um QR Code, ele começa a ficar muito poluído e difícil de ler, e é aí que os quadrados de alinhamentos entram para delimitar uma região e impedir que os leitores de QR Code passem duas vezes pelo mesmo lugar.

Primeiro padrão
Segundo padrão

As informações salvas

Toda vez que alguém cria um QR Code é gerado um código com vários outros quadradinhos únicos que nunca existiram antes?
Bem, na verdade não.
Cada um desses pixels pretos são caracteres binários, ou seja, eles representam o valor 0 (zero) ou o valor 1 (um), e nada mais. Quando esse monte de zeros e uns são combinados, formam-se as informações que conseguimos entender.
Isso quer dizer que se você criar um QR Code que direcione para o site oqrcode.com, exatamente com essas letras, os números números de quadradinhos sempre serão iguais, não importa onde ou quando você os criar.
A imagem abaixo exemplifica uma forma mais simplista de vermos como isso funciona.

Curiosidades

Preparamos uma lista de curiosidades e informações legais sobre os QR Codes:

  • Os QR Codes podem armazenar até 7.089 caracteres.
  • Os códigos de barras podem armazenar somente 20 caracteres.
  • Os QR Codes podem perder até 30% da sua informação e ainda sim são capazes de serem lidos.
  • Por conta do item acima, é possível inserir imagens e customizá-los ao seu gosto!
  • Você pode mudar todas cores do seu QR Code, o importante é ter pelo menos uma cor fixa para ler as informações.
  • Atualmente, o país que mais se utiliza QR Codes é a China.
  • Com um pouco de habilidade é possível escrever/desenhar um QR Code a lápis em um papel e lê-lo com o seu celular.
  • Os QR Codes podem ser lidos em qualquer posição, até mesmo de lado ou de cabeça para baixo.

5 coisas que os QR Codes fazem e você não sabe

Depois de todas as informações disponibilizadas neste artigo e também as curiosidades listadas acima, ainda há muitas outras coisas que os QR Codes podem fazer e você não sabia!
Visite nosso artigo: 5 coisas que os QR Codes fazem e você não sabe.

Como criar um QR Code?

Este artigo está disponível no blog do site oqrcode.com, que é um site especializado em criar QR Codes de forma gratuita e simples.
Para criar seu QR Code basta acessar a página inicial, escolher o tipo de QR Code que deseja criar e também o endereço desse QR Code, e pronto! Faça um teste.

QR Code etiquetas

Como NÃO USAR os QR Codes

Embora os QR Codes tornem possível uma integração tecnológica com o mundo real, é necessário alguns cuidados ao vincularmos eles com coisas que não fazem…
Ler Artigo