Como NÃO USAR os QR Codes

As vantagens de uso dos QR Codes já está bem difundida e vasta pela internet, e se você não conhece quais são, dê uma lida em nosso blog onde temos dicas sobre o uso os QR Codes. No entanto, é necessário alguns cuidados ao se utilizar os QR Codes, pois não são em todos lugares que eles são aceitos ou simplesmente não são úteis, e portanto, não deveriam estar ali.

Mídias digitais

Embora os QR Codes façam parte da inovação tecnológica, não é em todos os tipos de tecnologias que eles são aproveitados.

1. Não use em sites

Parece um pouco contraditório, não? Mas o que você faria se estivesse navegando em um site pelo seu smartphone e se deparasse com o QR Code? A resposta: nada.
Os QR Codes precisam de uma câmera para identificá-los e serem lidos, e como a maior parte das visitas de sites são de dispositivos como smartphones, não é possível que a câmera do próprio celular detecte o QR Code que está sendo exibido em sua tela.

Os QR Codes sempre vem acompanhados de referências e links, então mesmo que você esteja usando o computador desktop você teria acesso ao link de direcionamento do QR Code, sendo dispensável o uso do smartphone para isso.
Esses são alguns motivos simples para não se usar QR Codes em sites.

2. Não use em redes sociais

Assim como o item anterior, o que você faria caso se deparasse com um QR Code em uma postagem do Facebook? A resposta você já sabe.
Não faria sentido você anexar um QR Code em um local onde não é possível escaneá-lo.
Este item também se aplica a mensagens de textos e até mesmo em e-mails.

Alguns produtos físicos

Uma das melhores maneiras de se utilizar os QR Codes é através de produtos físicos, onde podemos simplesmente apontar nossas câmeras e lê-los, no entanto, ainda sim existem algumas contradições para esse tópico.

3. Roupas

Estou certo de que em algum momento você já viu alguém usando alguma roupa com QR Code estampado, geralmente camisetas de funcionários de bancos. E lá vem a pergunta: você já escaneou? Certamente não.
Embora seja tentador utilizar QR Codes estampados em camisetas, temos que considerar duas coisas, sendo a primeira que o tecido das camisetas se dobram demais, o que torna o QR Code difícil de ser detectado pelas câmeras, e segundo que é muito inconveniente você sacar seu celular e sair apontado para as pessoas do nada.

Camiseta QR Code

Se você não conhece a trágica história dessa foto, clique aqui para ler no blog.

4. Substituir o código de barras

É possível utilizar apenas QR Codes invés de código de barras para leituras de etiquetas, no entanto, os QR Codes possuem leitores mais caros e são razoavelmente menos eficiente em suas leituras para coisas simples que um código de barras faz, como ler um preço.
Você sabia?
Os QR Codes podem ler grandes quantias de informação, então embora os códigos de barras possam ler rapidamente um simples preço, não é possível ler juntamente a ele o nome do produto, categoria, peso, fabricante, fornecedor e até mesmo sua imagem, ao contrário do QR Code que pode guardar todas essas informações e muitas outras.

Tudo depende da necessidade de uso dos códigos. Recomendo o artigo: 5 coisas que o QR Code faz e você não sabia.

Outros

Embora os QR Codes tornem possível uma integração tecnológica com o mundo real, é necessário alguns cuidados ao vincularmos eles com coisas que não fazem sentido.

5. Sozinhos

Uma regra para se utilizar QR Codes: não os deixem desacompanhados.
O que isso quer dizer? Significa que não é recomendado utilizar os QR Codes sem o acompanhamento do link ou endereço referente a ele, ou então, sem uma explicação para ele está ali. Por exemplo, se você fez um QR Code que direciona para o seu site, escreva ao lado dele o endereço do site.
Isso porquê devemos imaginar que não são todas as pessoas que leem os QR Codes por diversos motivos, seja por não possuir um leitor de QR Code ou simplesmente por não saber como eles funcionam.

QR Code poste

Como criar um QR Code?

Este artigo está disponível no blog do site oqrcode.com, que é um site especializado em criar QR Codes de forma gratuita e simples.
Para criar seu QR Code basta acessar a página inicial, escolher o tipo de QR Code que deseja criar e também o endereço desse QR Code, e pronto! Faça um teste.

QR Code etiquetas

Como NÃO USAR os QR Codes

Embora os QR Codes tornem possível uma integração tecnológica com o mundo real, é necessário alguns cuidados ao vincularmos eles com coisas que não fazem…
Ler Artigo