5 dicas de QR Codes para professores e alunos

Os QR Codes podem ajudar – e muito – a sua como professor e também aluno, e não é necessário nenhum tipo de conhecimento avançado em informática para isso, basta seguir as dicas deste post e utilizar o site oQR Code para criar seus próprios QR Codes gratuitamente.

Alunos

Ser popular na escola é um desejo de todo aluno, e os QR Codes podem te ajudar a aumentar seu número de seguidores nas redes sociais.

1. Ganhe mais seguidores

Como fazer com que todos tenham seu contato na escola? Faça um QR Code!
Você pode criar um QR Code, imprimi-lo em um chaveiro e pregar em sua mochila, ou então, imprimi-lo em sua camiseta da escola. Você pode até mesmo utilizar o item anterior para ganhar mais seguidores.

Escola QR Code 1

2. Mural da escola

É muito comum que as escolas tenham algum tipo de mural público onde os alunos possam pregar postits e informativos de mogo geral. Por que não um papel com um QR Code impresso?
Muitas das vezes queremos referenciar um site ou aplicativo e a forma mais comum de se fazer isso é escrevendo seu link por extenso. Isso não é mais necessário, basta criar um QR Code do tipo URL que ao escanear, direcionará a pessoa para o link desejado facilmente.

Professores

Utilidade é a melhor definição de uso dos QR Codes, e para os professores esses códigos tão simples podem trazer confortos muito grandes para a sala de aula.

3. Correções de provas

Que atire a primeira pedra o professor que nunca ficou irritado com as constantes perguntas dos alunos: “já corrigiu a prova?”

Você pode utilizar os QR Codes impressos nas folhas de avaliação dos alunos, para que ao término da avaliação os alunos escaneiem o código e tenham acesso a, por exemplo, uma página com o gabarito das respostas da prova.
Aluno enchendo o saco nunca mais!

4. Slides fácil

Como se não bastassem as provas, sempre tem aquele aluno do “professor, depois você me manda esses slides?”, mas isso acaba agora!
Crie um QR Code com o link de download dos slides que serão apresentados em sala de aula e insira-o logo no slide inicial de apresentação da aula.
Dê alguns minutos para os alunos escanearem o QR Code e assim todos terão acesso aos slides da aula!

QR Code conrado saud
Esta é uma aula minha sobre Marketing Digital na Crise, você pode assistir aqui.

Para a escola

Além dos professores e alunos se beneficiarem com o uso dos QR Codes, a escola como um todo também pode utiliza-los para criar um ambiente mais íntegro com o compartilhamento da tecnologia.

5. Escola tecnológica

Os QR Codes permitem a facilidade de acesso a links e informações de uma maneira muito simples e rápida no celular de qualquer pessoa.
Muitas escolas trabalham com cronogramas para atividades docentes, eventos, campeonatos, passeios e outros. Por que não disponibilizar essas informações para os alunos através de um link em um QR Code?
O mesmo vale para a disponibilização de arquivos digitais como documentos, imagens, vídeos e links.

Um QR Code impresso na parede de um lugar movimentado da escola é uma ótima ideia para realizar essas tarefas.
Os alunos são curiosos por natureza, principalmente se tratando de tecnologia, será uma surpresa para eles se depararem com um QR Code surpresa nos muros da escola.

Como criar um QR Code?

Este artigo está disponível no blog do site oqrcode.com, que é um site especializado em criar QR Codes de forma gratuita e simples.
Para criar seu QR Code basta acessar a página inicial, escolher o tipo de QR Code que deseja criar e também o endereço desse QR Code, e pronto! Faça um teste.

QR Code etiquetas

Como NÃO USAR os QR Codes

Embora os QR Codes tornem possível uma integração tecnológica com o mundo real, é necessário alguns cuidados ao vincularmos eles com coisas que não fazem…
Ler Artigo