5 coisas que os QR Codes fazem e você não sabia

Hoje em dia os QR Codes já se tornaram populares em diversos países, no entanto, existem várias funcionalidades para esses códigos que muitas pessoas não fazem ideia de que são possíveis, e que você provavelmente não sabia também.

Artigo com códigos demonstrativos

Ao lado de cada item há um QR Code feito no site oqrcode.com mostrando seu uso. Caso você esteja lendo este artigo no celular e não puder escanear, logo abaixo da imagem tem o link ou texto de demonstração do que exibiria na sua tela caso escaneasse.

1. Como etiquetas

Provavelmente você já sabe que o clássico código de barras pode servir para ler etiquetas e exibir seu preço, ou o nome do produto, certo? Mas você sabia que o QR Code também pode fazer isso, porém de uma forma mais avançada e completa?
É possível você registrar etiquetas com QR Codes que dizem o nome do produto, seu preço, fornecedor, fabricante, categoria, peso e até imagem!

NOME: Nike Air Zoom CATEGORIA: Tênis MARCA: Nike PREÇO: 369,00 IMAGEM: https://images.lojanike.com.br/1024×1024/produto/180556_1880110_20191226164357.jpg

2. Conectar-se no Wi-Fi

Você sabia que tem como se conectar no Wi-Fi através do QR Code? E nem precisa de senha! Basta apontar e pronto, você está conectado.
Vários estabelecimentos comerciais já deveriam ter aderido a este tipo de tecnologia. No site oqrcode.com você pode criar seu QR Code para conectar no Wi-Fi de uma maneira bem simples.
Agora quando as visitas perguntar pelo seu Wi-Fi, basta apontar para seu código QR Code na parede!

200200
Para criar seu QR Code de conexão Wi-Fi, acessem: oqrcode.com, selecione a opção Conexão Wi-Fi e informe: o nome da sua rede, tipo de segurança (geralmente é WPA) e a senha. Pronto!

3. Baixar arquivos

Você pode direcionar seu QR Code para uma URL de download de algum arquivo.
Certo dia fui em um restaurante novo para comprar comida, e depois da compra, a dona do estabelecimento mostrou-me um QR Code que estava no balcão da loja, que ao escanear era feito o download do aplicativo do restaurante em meu celular.
Essa é uma alternativa rápida para os clientes, pois se a dona do restaurante simplesmente me dissesse “baixe nosso aplicativo na PlayStore, se chama XYZ” certamente eu concordaria com ela, iria embora e nunca mais teria lembrado de procurar ele na PlayStore e instalar, seja por esquecimento meu ou por pura falta de interesse.

4. É customizável

Você sabia que um QR Code pode perder até 30% da sua informação e mesmo assim continuar funcionando? Isso significa que você pode sacrificar alguns pontinhos pretos do seu QR Code para inserir a sua logo ou alguma imagem chamativa bem no meio dele e ainda sim continuar funcionando!
A propósito, pontinhos pretos? Os leitores de QR Code não fazem diferenças entre cores, eles só precisam saber qual é a cor dos pixels que representam a informação, sendo assim, você pode mudar seu QR Code para qualquer cor que quiser!
Mas cuidado, embora seja altamente customizável, não é recomendado que o faça, pois pode dificultar a leitura do seu QR Code e até mesmo confundir as pessoas sobre o que se trata.

qrcode
Esse QR Code leva para oqrcode.com

5. JSON

Se você é programador e trabalha com códigos, saiba que também tem como escrever pequenos arquivos JSON em disponibilizá-los em QR Code para ser interpretado de diversas formas possíveis. A vantagem é que não é necessário hospedar isso em nenhum site da internet.

{name:”Jessica”,age:31,city:”New York”,male:false}

Como criar um QR Code?

Este artigo está disponível no blog do site oqrcode.com, que é um site especializado em criar QR Codes de forma gratuita e simples.
Para criar seu QR Code basta acessar a página inicial, escolher o tipo de QR Code que deseja criar e também o endereço desse QR Code, e pronto! Faça um teste.

QR Code etiquetas

Como NÃO USAR os QR Codes

Embora os QR Codes tornem possível uma integração tecnológica com o mundo real, é necessário alguns cuidados ao vincularmos eles com coisas que não fazem…
Ler Artigo